por Valdir Medeiros Jr. Seg Jun 15, 2015 4:51 pm
Olá bom dia!
Sinceramente, certa vez escutei uma Educadora, na qual aprendo muito, a dizer, : " Muitos não gostam de trabalhar a interdisciplina pois dá TRABALHO. Trabalhar com Projetos dá trabalho, se entrosar e falar linguagens diferentes dá trabalho, trabalhar dá trabalho... "
Fiquei pensando naquelas palavras por um tempo, comecei a perceber que quando eu tentava conversar com algum professor sobre trabalharmos juntos, com temas derivantes, assuntos equivalentes, envolvendo a disciplina de Artes somando com outras , logo eu era desanimado com um "não tenho tempo" ou "depois conversamos", "meus conteúdos estão atrasados" ... Confesso que fiquei desanimado e acabei sendo contagiado pelo individualismo pedagógico, infelizmente.
Para Piaget, a interdisciplinaridade pode ser entendida como o “intercâmbio mútuo e integração recíproca entre várias ciências”. O pouco que consigo em minha disciplina, até posso desenvolver como algum tipo de conhecimento prévio/paralelo sobre, talvez, Língua Portuguesa (Fanzines), Poesia (Hip Hop e Repente), Sustentabilidade (Projetos), Economia (Design), Geografia (História da Arte), Física (fotografia), Filosofia ( O Belo), Sociologia (Grafitte e inserção social através da Arte), Química (Processos Fotográficos, pigmentação) ou Matemática (Renascimento, Fotografia e Desenhos de Observação)... Seria infinitamente grande o apoio de um especialista de algumas destas áreas; ou até mesmo apoiar algum deles em um projeto interdisciplinar, alguém que realmente leciona as disciplinas referentes; o Projeto tomaria rumos maiores, abrangendo para outras ideias e melhorando e lapidando antigas formas do fazer pedagógico: Lecionar, preparar, romper barreiras profissionais e limitações.
Quando estudamos sobre Piaget, achamos que sua citação sobre transdisciplinaridade é algo muito além, para nós que ainda lutamos, tentamos e discutimos algo como a interdisciplinaridade.